Loja de Brinquedos Virtual

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O mercado brasileiro de brinquedos é o sétimo maior do mundo tem aproximadamente 19 milhões de crianças, ofertando grandes oportunidades.

Na internet existem muitas empresas já consolidadas nesse setor porém, que atuam de forma mais generalizada. Ainda existem diversos nichos que não estão sendo totalmente explorados conforme você verá nesse artigo.

Plano de Negócios Loja Virtual Brinquedos

Abaixo iremos comentar os principais aspectos para você montar uma loja virtual de brinquedos, com o foco em te ajudar a começar o seu primeiro e-commerce ou melhorar o que você já tem.

 

Modelo de Negócios

*Caso você ainda não esteja familiarizado sobre a metodologia do Modelo de Negócios, leia o artigo Monte seu E-commerce – Modelo de Negócios

 

Segmentos de clientes

Existem diversas formas de segmentar o seu público alvo para uma loja de brinquedos virtual. De uma forma geral seriam crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, englobando meninos e meninas.

A maioria das lojas de brinquedos trabalha dessa forma no geral, porém podem existir diversas oportunidades segmentando em outros públicos mais específicos. As mais comuns são de foco em determinada faixa etária, como lojas só para bebês por exemplo, até 2 anos de idade. Outras já começam a focar em uma marca específica, como a Lego.

 

Veja algumas ideias que você pode aproveitar:

– Loja só para meninas

– Loja só para meninos

– Por faixa etária: 0 a 2 anos, até 6 anos, a partir de 10 anos, etc

– Por marca ou linha de produtos: lego, super heróis, bonecas, brinquedos educativos, etc

Esses nichos ainda pouco explorados na internet são ótimas oportunidades para você montar uma loja de brinquedos diferente sem ter que ficar concorrendo diretamente com grandes varejistas.

 

Propostas de valor

Novamente a grande maioria das loja de brinquedos acabam oferecendo uma proposta de valor mais generalista como vender alegria e diversão para as crianças.

Faça o download do Plano de Negócios completo para e-commerce de Brinquedos!

Nessa etapa é fundamental que você entenda o comportamento e perfil dos segmentos de clientes, buscando saber qual é a maior razão para que eles comprem brinquedos.

O “brincar” é uma atividade que serve para a criança desenvolver diversas habilidades emocionais, psicológicas e da sua personalidade. A criança cria um mundo próprio dela quando está brincando, ajudando a entender algumas situações de vida e desenvolvendo essas habilidades.

Portanto, imagine que você não vende brinquedos e sim ajuda no desenvolvimento das crianças. Veja como isso se encaixa nos segmentos de clientes e como oferecer essa proposta de valor da melhor maneira possível.

Citamos um exemplo acima mas você pode ter outras abordagens, inclusive evoluindo melhor e segmentando as propostas de valor de acordo com cada perfil de cliente.

 

Canais

Os canais de distribuição são as formas como você entrega as propostas de valor para seus segmentos de clientes. Como estamos falando de uma loja virtual de brinquedos, o principal canal será o site. Entretanto nada impede que você tenha uma loja física também.

No caso de ter mais de um canal é interessante que você compare cada um deles, veja suas diferenças e procure integrar suas ações de forma que seus segmentos de clientes percebam que é a mesma loja, que irão ter os mesmos benefícios.

Outra forma de analisar esses canais é procurar entender como eles estão integrados a rotina dos clientes e se as propostas de valor realmente estão sendo percebidas por eles.

 

Relacionamento com o cliente

Quando os pais de uma criança entram na sua loja de brinquedos virtual, o que eles esperam de você? Que tipo de assistência pode ajudá-los a escolher o brinquedo ideal?

Um ótima dica é trabalhar conteúdos, seja na página de produtos, redes sociais ou no blog, que ajudem a mostrar como determinada linha de brinquedos ajuda na evolução das crianças. Mostre todos os principais benefícios e formas de utilizar o brinquedo. Demostrar isso em uma situação real também é importante pois fica mais fácil de entender o seu funcionamento e benefícios.

Dicas de segurança e qualidade também são importantes na hora de escolher um brinquedo.

Aproveite também as sazonalidades para trabalhar o conteúdo. Dia das crianças e natal, aniversário e lançamentos de filmes e desenhos são ótimas oportunidades para mostrar suas propostas de valor para os clientes.

Tudo isso vale não apenas para o site, mas para as redes sociais, blog, email-marketing e todos os canais de comunicação da sua loja.

Procure entender o que seus clientes esperam de cada canal, as diferenças entre e eles e qual a melhor forma de criar conteúdo relevante.

 

Fontes de Receita

A principal e talvez única fonte de receitas será a venda de brinquedos.

Procure entender tudo o que acontece no processo de venda no seu site e observar o que o seu cliente gosta mais.

Quais são as principais forma de pagamentos? Meu cliente prefere parcelar suas compras? Em quantas vezes? Qual o valor médio que eles estão dispostos a pagar por essa linha de produtos? Promoções e ofertas são muito ou pouco atrativas? Qual o custo e o impacto de todas essas condições na minha loja de brinquedos virtual?

Esses são os principais itens que você deve analisar. Porém sempre procure novas opções que podem se encaixar melhor para seus clientes. Por exemplo, será que existe alguma forma de vender brinquedos ou acessórios na forma de assinaturas mensais, trimestrais, etc? Consigo agregar algum tipo de suporte ou algo a mais na hora da venda, que seja importante para o cliente?

 

Recursos Chave

Os recursos chave são itens necessários para dar suporte aos cinco primeiros blocos do modelo de negócios.

Para os segmentos de clientes podemos considerar a experiência e conhecimento do público infantil. Isso também poderá ser considerado para as propostas de valor, acrescentando o conhecimento dos brinquedos e como eles beneficiam as crianças.

O relacionamento com o cliente seria ter acesso e dominar as principais forma de comunicação digital: email, redes sociais, chat, telefone, enfim, todas as ferramentas para se comunicar com os segmentos de clientes.

Os canais de distribuição englobam principalmente o site e lojas físicas se existirem também. Ter uma plataforma de e-commerce adequada e com os recursos necessários para a operação da sua loja é fundamental para qualquer loja virtual.

Nas fontes de receitas os recursos chave podem ser sistemas de gestão online (ERP) que permitem que você gerencie suas vendas e toda a parte financeira.

Para finalizar podemos considerar as ferramentas de anaytics e business intelligence que são necessárias para medir tudo o que acontece na sua loja virtual, identificando tendências e diversas oportunidades para o negócio.

 

Atividades Chave

As atividades chave são atividades que você terá que realizar para manter a sua loja virtual de brinquedos funcionando.

Para os dois primeiros blocos, segmentos de clientes e propostas de valor, é fundamental que você tenha um estudo constante do comportamento dos clientes e tendências de mercado. As ferramentas de analytics e business intelligence são ideias para realizar análises profundas disso, fornecendo muitos insights para você identificar o melhor caminho para evoluir o seu e-commerce.

O relacionamento do cliente será realizado em todas as suas ações de marketing digital. Criação de campanhas de email-marketing, postagens nas redes sociais, criação de conteúdo original no blog e definição do mix de produtos são algumas das atividades principais do e-commerce.

A manutenção, utilização e desenvolvimento da plataforma de e-commerce são tarefas essenciais para os canais de distribuição. Deve ser considerado também toda a logística, desde a compra dos brinquedos com os fornecedores até a entrega para o cliente, além da logística reversa para trocas e devoluções.

Contas a pagar e receber, controle do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais são as atividades relacionadas as fontes de receita. Podemos acrescentar também o controle de todos os custos, investimentos e estudo das melhores formas de ter maior lucro no e-commerce.

 

Parceiros chave

Utilizar da experiência de parceiros para áreas específicas da sua loja virtual é um bom caminho para evitar erros e conseguir maximizar o desempenho. Você como empreendedor dificilmente irá dominar a parte técnica de toda a loja virtual, porém é importante conhecer os principais conceitos para poder obter o máximo dos seus parceiros.

Para conhecer a fundo seus clientes e evoluir suas propostas de valor, consultorias para e-commerce que ofereçam serviços de medição de resultados podem ser de grande valia.

Utilizar ferramentas de marketing digital e também o know how do seu parceiro pode facilitar bastante a sua comunicação com os clientes e também ajudar a alcançar outros públicos.

Desenvolvedores de e-commerce são parceiros essenciais para ter um ótimo desempenho de vendas e otimizar os processos na sua loja virtual.

Além disso é preciso considerar os correios, transportadoras e qualquer outro profissional que possa vir a agregar valor ao seu negócio online.

A principal dica fica para o seu relacionamento com os parceiros. Para que isso funcione você tem que ter um contato bastante próximo com seus parceiros, de forma que eles saibam exatamente o que você busca e que resultados eles tem que alcançar. Apenas delegar tudo para eles não irá funcionar a médio e longo prazo.

 

Estrutura de Custos

Como você pode observar, a sua loja virtual de brinquedos irá gerar diversos processos e precisará ter uma estrutura de custos que seja lucrativa e sustente o negócio.

Mesmo que no início você acabe tendo algum tipo de prejuízo, é fundamental saber exatamente todos os custos e projetar cenários no qual a loja passará a operar com lucro, obtendo um crescimento sustentável.

Analisar sazonalidades, períodos de crise ou alta de vendas também é necessário para que você não seja pego desprevenido.

Para te ajudar a entender um pouco mais do que é necessário para abrir uma loja virtual montamos uma exclusiva planilha financeira.

Atributos do Nicho

No gráfico acima você pode entender melhor os principais atributos do nicho de brinquedos online.

Para maiores detalhes leia o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.

Produtos e Fornecedores

Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento e lembre-se sempre de utilizar o porquê da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido.

Para saber as feiras de fornecedores de brinquedos, margens dos produtos e estimativa de estoque inicial acesse o guia Plano de Negócios Completo E-commerce Brinquedos.

Sazonalidades

As principais sazonalidades do setor de brinquedos estão relacionadas ao Dia das Crianças e Black Friday e Natal. O período de volta ás aulas no início do ano também pode ser aproveitado.

Trends Loja Virtual Brinquedos

Quanto custa abrir uma loja virtual de brinquedos?

Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.

Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:

  • Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
  • Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
  • Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
  • Não consegue financiamentos com custos atrativos

 

Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.

Abaixo temos uma projeção utilizando a plataforma da Smart4plan, que trabalha com um modelo diferente de planejamento financeiro, mais fácil de projetar e gerenciar:

Plataforma Smart4plan

 

Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:

 

Plano de Negócios Loja Virtual Brinquedos

 

 

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