Como montar uma loja virtual de Presentes

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Lojas de presentes são extremamente comuns em qualquer lugar. É um negócio relativamente simples de ser implementado porém de muita concorrência.

Devido a grande quantidade de fornecedores é possível escolher diversos segmentos para trabalhar. Existem basicamente dois grandes mercados, decoração e utilidades domésticas, que podem ser segmentados em diversos públicos de acordo com a faixa etária, classe social e sexo.

Plano de Negócios Loja Virtual Presentes

Mas como montar uma loja virtual de presentes? Quais são as particularidades desse negócio que tem grande influência em uma operação online?

Bom, vamos começar nosso planejamento montando um Modelo de Negócios da Loja virtual. Como exemplo vamos considerar uma loja que trabalhe com objetos de decoração e utilidades domésticas para cozinha. Lembrando que você pode conferir mais detalhes sobre Modelos de Negócios no artigo Monte seu E-commerce – Modelo de Negócios.

Loja Virtual de Presentes – Decoração e Utilidades Domésticas (exemplo)

Segmentos de clientes

Primeiro vamos definir nosso público-alvo ou segmentos de clientes: feminino, 25-35 anos, classes B e C. Esse segmento foi criado baseado na forte expansão da construção civil nos últimos anos, o que fomentou também o mercado de decoração. O crescimento das classes B e C também tornam esse público em uma boa oportunidade de negócio.

Existem diversos segmentos que podem ser explorados como o público somente masculino ou de uma faixa etária mais jovem por exemplo. Você poderá acrescentar outros ou substituir esse nicho conforme achar necessário. Lembrando que para pequenas operações, focar em um nicho somente pode ser a melhor solução pois diminui seus custos e pode ter um retorno melhor.

Propostas de valor

Os segmentos de clientes da nossa loja virtual de presentes buscam tornar suas casas mais confortáveis e também mais organizadas. Esse é um exemplo de proposta de valor que pode ser utilizada nesse tipo de loja virtual de presentes.

Faça o download do Plano de Negócios Completo Loja Virtual Presentes

Conforme o nicho escolhido esses valores podem mudar. Por exemplo, se você pensa em abrir uma loja virtual com foco no público mais jovem, o ideal é ter mais acessórios pessoais ou para o quarto e definir uma proposta de valor em cima dessas necessidades, de organizar o quarto ou estar sempre na moda com os acessórios. Para o público masculino, você pode focar em objetos relacionados a esportes, futebol principalmente, como copos e canecas de times por exemplo.

Canais

O principal canal de uma loja virtual para atingir seus clientes é o website. Como você irá trabalhar com uma grande variedade de produtos, fundamental para qualquer tipo de loja de presentes, seu site deverá ser bem organizado e com destaque para os principais produtos. Pense em dividir seu catálogo em categorias que sejam fáceis de serem acessadas e utilize banners que mostrem as suas propostas de valor, em conjunto com os produtos.

O layout do seu site também deverá ser personalizável paras as datas especiais e épocas de promoção, como após o natal.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com nossos clientes pode ser feito através de consultorias online, por email e principalmente através das redes sociais. Uma dica é ter um blog que fale sobre decoração e organização do lar, ajudando os leitores a perceberem os benefícios de ter uma casa mais organizada e harmoniosa.

Fontes de Receita

É claro que a principal e talvez única fonte de receita de uma loja virtual de presentes é a venda de produtos. Você deverá estar atento aos preços praticados no mercado e aos fornecedores para conseguir praticar uma margem de lucro adequada ao negócio. Muita atenção também ao fluxo de caixa e capital de giro necessários. Um loja de presentes precisa ter novidades constantemente, por isso seu mix de produtos deve ser formado em boa parte por produtos que tenham um giro rápido. No e-commerce é comum pequenas lojas virtuais utilizarem intermediadores de pagamentos como o Pagseguro por exemplo. Nessa situação você normalmente recebe em 15 dias o valor total da compra, descontados de taxas. Não esqueça de considerar isso na gestão financeira da sua loja, de contas e pagar e a receber.

 

Recursos Chave

Para atendermos as necessidades dos nosso clientes precisamos de um bom website, conforme vimos anteriormente, além de um estoque adequado e um local para armazenamento. Sua marca deverá ser fortemente trabalhada no relacionamento com seus clientes pois ela deverá ser um diferencial para conseguir mais conversões de vendas. Caso você opte por alugar uma sala ou mesmo utilizar a sua casa para gerenciar o estoque, considere o tempo necessário para preparar cada embalagem e o aumento de vendas em datas especiais, no natal principalmente. Se precisar de funcionários leve em consideração também a possibilidade de terceirizar a logística do seu e-commerce.

Atividades Chave

As principais atividades que você terá ao abrir uma loja virtual de presentes serão gerar conteúdo relevante, definir o mix de produtos e gerenciar o site e a logística.

O mix de produtos é fundamental nesse setor. Como existem muitos fornecedores, você terá condições de oferecer novidades constantemente, podendo ainda trabalhar de forma diferenciada nas datas especiais. Para saber a lista das principais feiras de fornecedores de presentes, margens e estoque inicial de produtos acesse o guia Plano de Negócios Completo Loja Virtual Presentes.

O conteúdo que você criar em seu blog deverá ser publicado também nas redes sociais sendo o foco em interagir ao máximo com o seu cliente. Procure escrever sobre dicas de decoração e assuntos relacionados a casa, faça perguntas aos leitores, convide-os a participar de alguma ação e não se esqueça de mostrar os benefícios dos produtos que você vende.

Além dessas atividades você terá que gerenciar o site (pedidos, devoluções, atendimento online, cadastro de produtos, atualização de banners, etc) e a logística. Lembre-se que a logística começa quando uma venda é confirmada. Emissão da nota fiscal, separação dos produtos, embrulho e envio fazem parte da logística para e-commerce.

Parceiros Chave

Para suportar toda a operação do seu e-commerce você deverá ter alguns parceiros chave. O primeiro deles é os Correios para envio das suas encomendas. Procure realizar um contrato diretamente com eles pois você terá um valor de frete mais barato do que o preço normal.

Os fornecedores de produtos obviamente são essenciais para sua loja virtual. Além de variedade, você pode optar também em fechar uma parceria com um fornecedor específico oferecendo boa parte dos produtos dele. Nesse caso negocie um desconto na compra ou um prazo maior para pagamento.

Para que o seu marketing de conteúdo seja mais efetivo, realize parcerias com blogs ou portais que sejam referência no setor. Você pode utilizar também o conteúdo de grandes portais de decoração para definir as pautas do seu blog e acompanhar as principais tendências desse mercado.

Conforme descrito anteriormente, o website é essencial para um grande desempenho do seu negócio. Busque um parceiro para desenvolver a sua loja virtual e estude sobre o que é possível realizar na plataforma, que com certeza irá atender a todas as necessidade de um e-commerce.

Para finalizar, não esqueça da gestão do seu negócio. Um ERP para e-commerce (sistema de gestão online) irá facilitar muito a sua vida ao automatizar diversas tarefas cotidianas. Escolha um sistema que tenha custo acessível e que seja integrado com o magento, permitindo importar pedidos e estoques e que você possa emitir as notas fiscais online.

Estrutura de Custos

Estudando os blocos anteriores você já deve ter uma ideia dos custos envolvidos em uma loja virtual.

Como essa área sempre gera muitas dúvidas no empreendedor montamos uma planilha financeira específica para e-commerce, faça o download gratuito.

 

Atributos do Nicho

Analise essa matriz e crie uma nova curva de valor para o seu e-commerce. Procure estudar sobre esses atributos e veja quais deles podem ser reduzidos, aumentados, eliminados ou criados para a sua loja virtual.

Sazonalidades

As principais sazonalidades do setor de presentes estão relacionadas ás datas especiais: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças, black friday e natal.

Quanto custa abrir uma loja virtual de presentes?

Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.

Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:

  • Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
  • Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
  • Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
  • Não consegue financiamentos com custos atrativos

 

Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.

Abaixo temos uma projeção utilizando a plataforma da Smart4plan, que trabalha com um modelo diferente de planejamento financeiro, mais fácil de projetar e gerenciar:

 

Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:

 

Plano de Negócios Loja Virtual Presentes

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