Dadolalá Brinquedos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

A Dadolalá Brinquedos é uma loja localizada em Curitiba/PR e foi fundada por Inah Muller em 2017.

A loja conta com uma estrutura de mais de 200m² e foi planejada para ser referência na cidade. Com um atendimento diferenciado a loja possui fácil acesso e se tornou uma ótima opção para quem quer fugir da agitação dos shoppings centers.

E-commerce

Vendo as oportunidades no mundo digital, Inah nos procurou para montar o projeto do e-commerce da Dadolalá.

Até então eram trabalhadas apenas as mídias digitais e havia a necessidade de ter uma presença online mais forte, até em função de concorrentes da cidade estarem fazendo esse movimento também.

Plano de Negócios

O primeiro passo da consultoria foi elaborar o plano de negócios para o e-commerce. Precisávamos entender a fundo a proposta da loja, perfil de clientes e mercado para poder obter o máximo do e-commerce.

Nesse processo também fizemos um levantamento da situação atual da loja física, através do sistema ERP e planilhas de controle.

Marketing

Iniciamos o projeto pelo plano de marketing onde foi detalhado o modelo de negócios, catálogo de produtos, canais de marketing, sazonalidades, projeções de vendas entre outros itens.

Na análise do catálogo de produtos utilizamos a metodologia da Curva ABC e conseguimos identificar os produtos mais vendidos. Observamos também que tinha boa parte do catálogo que não estava vendendo, sendo que eram produtos mais antigos e sugerimos utilizarmos em ações promocionais.

O plano de negócios para o e-commerce em que foi necessário, antes de tudo, estudar e entender a nossa proposta, perfil dos nossos clientes, assim como, o levantamento da situação atual da loja física, através do sistema ERP e planilhas de controle; portanto, um começo de trabalho muito minucioso que nos deixou seguros que estamos no caminho certo. O Marketing, em que foi detalhado o modelo de negócios, o catálogo dos nossos produtos, canis de marketing, sazonalidades, projeções de vendas, entre outros; a empresa contratada nos aconselhou a priorizar o marketing, ou seja, investir, consideravelmente, como o intuito de fortalecer o e-commerce da loja. A plataforma, optamos pela Tray, diante da análise da empresa Smart4plan, seria o melhor custo benefício para o momento de iniciação da loja virtual Dadolalá. Em suma, a empresa Smart4plan está sendo de grande valia na estruturação do e-commerce da loja Dadolalá. Trabalhando de forma eficiente, nos auxiliando nas dúvidas de maneira objetiva, nos aconselhando para as melhores decisões a serem feitas, nos alertando quanto aos prós e contras do comércio online. Estamos muito satisfeitos e seguros quanto aos serviços prestados pela empresa Smart4plan. Portanto, a indicamos, com certeza, para empresas que queiram se tornar lojas virtuais.

Inah Muller

Outra sugestão foi já separarmos os cadastros de produtos no ERP por categorias que, posteriormente, serão utilizadas no e-commerce.

Fizemos análise dos canais de marketing da loja e vimos que seria necessário termos mais ações, como a utilização de canais como email-mkt, blog e anúncios mais frequentes nas redes sociais. Foi definido um orçamento de mídias pagas e também foi contratada a agência Projetual para a gestão do marketing digital e implantação da loja.

Projeção de Vendas Mensais

Com base no histórico de vendas da loja física e no estudo de palavras-chave do google identificamos as principais sazonalidades no ano e também os termos mais relevantes para o negócio.

Vimos que o segundo semestre é o principal período de vendas no ano pois engloba o Dia das Crianças e o Natal.

Com base em todo esse estudo fizemos as projeções de vendas do e-commerce para os próximos cinco anos além de definir os indicadores para cada canal de marketing.

Plataforma

Fizemos um comparativo e análise das funcionalidades necessárias para a loja virtual e definimos a Tray como solução.

Vimos que seria uma plataforma de bom custo-benefício e que atenderia nesse momento de termos uma primeira experiência online.

O layout já está em processo de aprovação das telas e a implantação começará em breve.

 

Logística

Na parte logística definimos o local que será feita a expedição dos produtos, um espaço na loja física mesmo, envio pelos correios e transportadoras, além da integração da plataforma com o ERP atual.

Essa integração foi necessária para que a loja tenha atualizado o mesmo estoque da loja física com o da loja virtual. Além disso será possível manter uma base única de clientes no ERP além de podermos trabalhar com preços diferentes em cada canal.

Financeiro

No plano financeiro foi definido toda a estrutura de custos da loja virtual, meios de pagamentos, DRE, fluxo de caixa além da análise da necessidade de capital de giro, ponto de equilíbrio e retorno do investimento inicial.

Estudamos os cenários projetado, otimista e pessimista e o projeto se mostrou viável sendo aprovado pela empresa.

Nesse processo identificamos também que não estavam sendo utilizados todas as funcionalidades do erp na loja física, principalmente o registro desses custos financeiros e gestão do fluxo de caixa.

Como eram feitos por planilhas gerava um trabalho maior além de não termos todos os relatórios financeiros. Assim decidimos realizar novos treinamentos no ERP e esses registros já estão sendo atualizados no sistema.

Conclusão

O processo de planejamento e implantação da loja virtual tem ocorrido dentro das expectativas.

Toda a equipe da Dadolalá Brinquedos tem se empenhado muito na atualização e mudança dos processos dentro da loja, o que já é um ótimo indicador de que coisas muito boas ainda estão para acontecer.

O lançamento oficial do e-commerce está previsto para Novembro de 2019 mas alguns resultados já estão ocorrendo pelo trabalho mais constante nas mídias sociais.

Se você também que ter um projeto de sucesso no mundo digital entre em contato conosco!

  • Cases ·

Ambienzzi Home Decor

A Ambienzzi Home Decor nasceu de um sonho do casal Jayme e Rosana de abrir um negócio relacionado ao que gostavam. Eles já haviam empreendido…
  • Cases ·

Atolyestone Brasil

A Atolyestone é uma marca inglesa extremamente conceituada no mercado de luxo internacional de jóias masculinas. A empresa trabalha com jóias artesanais em prata e…
Todos os artigos carregados
Sem mais artigos para carregar

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho

Nós utilizamos cookies para aprimorar sua experiência e nos ajudar a entender como utiliza o site. Ao navegar você aceita nossa Política de Privacidade.