O hábito número um que pode pode revolucionar a gestão de estoque da sua loja virtual

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Utilizar estatísticas na gestão de estoque é o hábito número um que você tem que criar para ter sucesso nessa área.

Medir os resultados vai te dar uma visão clara da situação do estoque e permitir que você invista com maior segurança. Isso mesmo, o estoque deve ser visto como um investimento na sua loja virtual pois é algo que você espera ter um retorno dentro de um prazo. Caso esse retorno não ocorra, além de ficar com produtos parados, você vai ficar sem dinheiro em caixa.

Bons investidores criam estratégias e utilizam dados para tomar decisões, portanto veja como fazer isso na gestão do seu estoque.

Classifique os produtos

Crie um ranking dos produtos pelo número de vendas. Inclua as vendas totais e também quanto de caixa cada um gerou. Nesse ranking classifique e crie um grupo com os que são responsáveis por 80% das vendas e outro com os demais 20%.

Se você sabe o que vende, vai saber o que não vende também. E é aqui que você deve focar caso identifique que a maior parte do seu estoque está parada.

Sazonalidades

São os períodos de maior volume de vendas. Entender quais meses vendem mais ou menos é fundamental para você planejar as compras de estoque.

Utilize o seu histórico, o google trends e as datas especiais do seu nicho para criar um escala da sazonalidade em cada mês do ano (alta, média e baixa).

Metas de Vendas

Agora que você já sabe quais são as sazonalidades fica mais fácil criar uma projeção de vendas.

Entenda quais os demais parâmetros que impactam as vendas (mídia, ROI, taxa de conversão, ticket médio, visitas) e defina as metas para pelo menos 12 meses. Veja o último artigo que explico em detalhes como fazer isso.

Imagine que o seu estoque é um cofre cheio de dinheiro e a cada resultado a porta vai se abrindo cada vez mais.

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