Como a visão financeira vai fazer você entender o que é o ciclo de caixa e gerenciar melhor a sua loja virtual

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O Ciclo de Caixa é o período entre o pagamento do estoque e o recebimento das vendas.

Isso tem impacto direto no caixa da loja virtual e, sem caixa, a empresa quebra. Com essa métrica você vai ter controle sobre o capital de giro e antecipar períodos de maior necessidade financeira.

Infelizmente muitos empreendedores não tem o controle simplesmente por não saberem disso.

Ignorar a gestão financeira vai quebrar a sua loja virtual

Quando você abre a loja já começa tendo que bancar vários custos antes de receber:

  • Impostos são pagos antecipados em cima do faturamento
  • Taxas de pagamentos e comissões de marketplaces são descontados já na venda
  • Você precisa financiar o cliente oferecendo compras parceladas
  • É difícil financiar o estoque e pagar depois de receber o dinheiro das vendas

Entende como essa situação coloca uma pressão enorme no caixa?

Mas existe uma forma de ter melhor controle e evitar criar problemas financeiros desnecessários, veja como.

Etapa 1: Crie uma previsão de custos

Saber os custos fixos, que são pagos mensalmente mesmo que não tenham vendas, é crucial para o seu planejamento.

Liste todos os custos e separe por categorias. Por exemplo, uma categoria é o Marketing Digital e nele você pode listar os investimentos em mídia, custos com agência, ferramentas e funcionários se tiver.

Etapa 2: Crie uma previsão de receitas

Nessa etapa que os maiores erros acontecem pois o empreendedor determina apenas o valor do faturamento mensal sem muitos critérios.

Você precisa considerar a sazonalidade, custos variáveis, margem e prazo de recebimento de cada canal. Por exemplo, vendas dentro do e-commerce terá uma meta de R$20.000,00/mês, com 40% do recebimento á vista, 60% a prazo (cartão) e 90 dias para recebimento (3x).

Os custos variáveis são 4% de impostos e 3,5% com taxa de pagamentos, totalizando 7,5% e margem bruta (markup) de 2,1x.

O dia dos namorados e natal serão de alta sazonalidade, fevereiro e março de baixa e o restante média.

Etapa 3: Analise o fluxo de caixa

Agora você vai ter a visão da estrutura que montou e enxergar se ela faz sentido ou não.

Com esses parâmetros o fluxo de caixa estará completo e você conseguirá entender as épocas do ano de maior demanda do caixa e planejar suas ações de acordo com isso.

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