Loja Virtual de Semi Jóias

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O mercado de semi jóias no Brasil sempre está em alta pois acompanha as tendências de moda.

As semi jóias fazem parte da composição de roupas e servem como forma de comunicação através da moda.

No segmento a valorização é grande pois os produtos tem custo bastante acessível, tem qualidade e design inovadores.

Veja no artigo como montar uma loja virtual de semi jóias e ter sucesso no empreendimento.

Mercado Online

O segmento de cosméticos online registra mais de 9 milhões de acessos por mês em todo o Brasil.

Fonte: Conversion

 

É um mercado dominado por 2 grandes players mas que apresenta muitas oportunidades nos mais diversos segmentos.

Fonte: Conversion

 

O segmento semijoias está inserido no de Moda e Acessórios, apresentando grande presença em sites de buscas e redes sociais, sendo este o principal caminho para as pessoas conhecerem as marcas.

Modelo de Negócios Loja Virtual Semi Jóias

Fonte: Smart4plan

 

O primeiro passo para abrir uma loja virtual é montar o plano de negócios. Aqui você irá conhecer a primeira etapa, a criação do modelo de negócios.

Para entender melhor os conceitos do modelo de negócios leia o nosso guia: Monte seu E-commerce

  • Definição dos segmentos de clientes: público alvo feminino das classes A, B e C, com opções de semi jóias mais acessíveis ou de maior valor agregado; consideração da faixa etária e regiões do país para segmentação.
  • Propostas de valor: valorização da vaidade, personalidade e bem estar das mulheres; oferecimento de semi jóias que possam ser utilizadas para demonstrar estilo de vida.
  • Canais de distribuição: e-commerce e/ou loja física.
  • Relacionamento com o cliente: comunicação direcionada às coleções de estações do ano e sazonalidades do setor; ajuda aos clientes na escolha de um look que combine com as semi jóias; dicas de utilização em ocasiões especiais ou no dia a dia.
  • Fontes de receita: vendas de semi jóias e acessórios de complemento.
  • Recursos chave: fornecedores, local de armazenamento, site, marca, recursos financeiros e parceiros comerciais.
  • Atividades chave: marketing digital, logística, financeiro e atendimento ao cliente.
  • Parceiros chave: agências de marketing digital, desenvolvedores de sites, consultores de moda e designers.
  • Estrutura de custos: todos os custos relacionados à operação da loja virtual de semi jóias, incluindo manutenção e entrega de valor aos segmentos de clientes.

Produtos e Fornecedores

Fornecedores

Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento e lembre-se sempre de utilizar o porquê da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido.

Regiões como Limeira/SP são polos interessantes para encontrar fornecedores.

Margens

As margens brutas (markup) de revenda ficam em média em 2,4x o preço de custo.

O ticket médio de venda no e-commerce em torno de R$130,00 com taxa de conversão aproximada de 1,5%. A margem de lucro líquida pode chegar até 20%, dependendo do seu volume de vendas e negociação com fornecedores.

 

Catálogo de Produtos

Sugestão de catálogo de produtos inicial:

Sugestão de estoque inicial:

Marca Própria

No caso de marca própria você pode ter uma equipe de com designers e estrutura para fabricação, mas pode terceirizar isso com empresas especializadas.

Outra opção é ter uma importação própria de fornecedores do exterior, como a China por exemplo.

Nessa linha você também deve considerar custos com ensaio fotográfico para criação das imagens para venda no e-commerce.

As margens costumam ser quase o dobro do que as do varejo, cerca de 4x o preço de custo para venda para o consumidor final (B2C).

Você pode vender também no atacado (B2B) com margens próximas das de revenda, 2x, 2,4x de markup e ter revendedoras.

 

Sazonalidades

Entender os meses de maior e menor demanda é fundamental pois isso terá um impacto direto no seu fluxo de caixa.

Você precisa planejar compras de estoque e ações de marketing de acordo com essa demanda. Controlar as saídas fixas também é essencial, principalmente nos meses de baixa.

As principais sazonalidades do setor de semijoias estão relacionadas às estações do ano e às datas especiais.

Para descobrir essa variação de forma estatística podemos utilizar o Google Trends, ferramenta gratuita do google que mede o interesse por termos de busca ao longo do tempo.

Plataforma de E-commerce

A plataforma de e-commerce é um sistema que te permite vender online.

Na plataforma você paga uma mensalidade (alugada) além de ter um investimento inicial para customização do layout da loja.

Ela possui um sistema para gerenciamento da loja (backend) no qual você realiza cadastro de produtos, configura promoções, frete, meios de pagamentos e uma série de outras funcionalidades inerentes ao e-commerce.

Para o setor de semijoias é importante verificar itens como tabela de medidas, opções de cores e tamanhos (grade), fotos e zoom nos produtos e combos (ex: compre junto, criação de looks).

Principais plataformas no mercado:

  • Tray
  • Loja Integrada
  • Nuvem Shop
  • Dooca Commerce
  • Shopify
  • Magento
  • Vtex

Logística

ERP

O ERP é um sistema de gestão que irá te permitir gerenciar todos os processo da loja, desde suprimentos, vendas, financeiro, logística e integrações com plataformas.

No caso de semijoias é importante que o ERP tenha facilidade na gestão de grade dos produtos (tamanhos, cores, modelos, agrupamento de skus), integrações com seus canais de vendas e, no caso de marca própria, funcionalidades para acompanhar a produção.

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Fluxo Logístico

A logística para loja virtual de semijoias envolve desde a compra do estoque, armazenagem, até entrega para o consumidor final.

Por serem peças pequenas que não ocupam muito espaço, a armazenagem dos produtos é relativamente fácil. O processo para separar, embrulhar e enviar também. Para envio é bastante comum utilizar correios e gateways de frete como Melhor Envio, Frete Fácil e Frenet.

Caso o cliente não goste ou queira trocar a peça a loja terá que arcar com os custos desse processo, o que chamamos de logística reversa.

É possível também terceirizar todo o processo de logística. Existem empresas de fullfillment para e-commerce que fazem isso e você não precisa se preocupar com nenhuma etapa, apenas em emitir a nota fiscal e acompanhar as etapas de entrega.

Logística Loja Virtual

Equipe

A equipe necessária para gerenciar todo o negócio envolve principalmente profissionais ligados ao marketing e logística, tarefas que exigem maior demanda em qualquer e-commerce.

Você deve começar com uma equipe bem enxuta ou apenas os sócios e ir aumentando conforme a necessidade.

Os serviços de marketing são terceirizados no início do negócio podendo ser internalizado aos poucos, conforme a maturidade da loja.

Quanto fatura em e-commerce de semijoias?

Um e-commerce de semijoias pode iniciar faturando entre 10mil e 20mil reais por mês e pode tranquilamente faturar mais de 100 mil escalando vendas nos marketplaces, além da loja virtual própria.

No caso de marketplaces você pode vender em portais como Mercado Livre, Dafiti, Americanas, Magalu e Olist.

Qual o investimento para abrir uma loja virtual de semijoias?

Os principais investimentos iniciais relacionados à abertura de uma loja virtual são:
 
  • Abertura da empresa
  • Criação de nome, logo e identidade visual
  • Customização do layout da plataforma de e-commerce
  • Setup do sistema de gestão e logística
 
Esse processo envolve contador e consultorias especializadas para te ajudar em todas as etapas. Além disso devemos considerar o investimento no estoque inicial. No segmento de moda fitness temos que lembrar que existe a grade de tamanhos. Anéis e alianças são exemplos de produtos que podem ter diversos tamanhos. No caso de marca própria, também terá o investimento em fotos de cada coleção que será lançada.

 

Para saber o valor do investimento inicial e capital de giro faça o download do e-book:

Plano de Negócios

O primeiro passo para você abrir uma loja virtual de semijóias é montar o plano de negócios. Ele serve para você planejar e conhecer todas as áreas do e-commerce para ter sucesso no empreendimento: marketing, finanças, plataforma de e-commerce, gestão da loja, fornecedores dentre outros.

Os dois principais itens que causam muitas dúvidas são o marketing e o financeiro. Entender quais serão as principais formas de divulgação, como fazer essas ações e o retorno esperado são fundamentais para o sucesso de qualquer loja. No caso do financeiro é importante que você saiba todos os números do negócio: investimento inicial, margens de lucro, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa e capital de giro.

Por isso, aqui na Smart4plan, desenvolvemos uma metodologia com foco na gestão de caixa para que você tenha uma visão clara e eficiente das finanças da sua loja.
 
Desde antes de abrir a loja você vai enxergar todas as necessidades de capital de giro, metas de vendas e custos, estoque e precificação e vai conseguir chegar na lucratividade 30% mais rápido do que outros lojistas!
 
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